QUANDO SEU PC ESTA MAIS LENTODO NORMAL E APARECENDO SINAIS DE ERRO DO QUE O NORMAL HA UM RECURSO MUITO FASCIL REMOVENDO AQUELES ARQUIVOS E PASTAS QUE SÓ FICA AMARZENADO EM SEU PC NA QUAL NÃO TEM ULTILIDADE NENHUMA VAMOS LA>
1- Primeiramente, desinstale aqueles programas que você não usa mais ou apague aqueles arquivos que você não usa mais para obter espaço no HD e apague principalmente pasta vazias, pois o S.O sempre os processas perdendo assim um insignificante desempenho.
2 - Atualize o seu anti-vírus e anti-spyware e escaneie por completo, se tiver ameaça, elimine-os é claro, pois eles podem ser o motivo da lentidão.
3 - Faça um limpeza de Discos, vá em Meu Computador, e clique com o botão direito do mouse em cima da Unidade C e clique em "Propriedades" e em "Limpeza de Disco", marque tudo e espere terminar o processo. Se tiver mais que um Disco, repita o processo neles.
4 - Agora vamos ao coração da reparação. Baixe os programas Advanced SystemCare, GlaryUtilities e similar para poder corrigir erros no registro, otimizar o sistema para ganhar velocidade, eliminar entradas inválidas de programas desinstalados e fazer uma limpeza de disco mais profundo do que citado no procedimento 3. Use e abuse das opções de ferramentas que esses programas tem, pois facilitam e muito sua vida. Uma das opções que esses programas tem é a desfragmentação do regedit. Com a entrada e remoção de registros frequente dos programas, essa opção desfragmenta e melhora e muito o editor de registro.
5 - Remova aqueles programas que iniciam junto com o Windows, como o pesadíssimo Nero que é carregado junto com a inicialização do S.O e outros. Para isso, vá em Executar (Win+R), digite msconfig, vá na aba "Inicialização de programas" e desmarque aqueles programas que não precisa ser inicializado junto com o boot. O Advanced e Glary possue essa função de inicialização de programas, só que é mais profundo, por isso, mecha nessas funções também.
6 - Se seu processador tiver mais núcleos, ainda no msconfig, vá na aba "Inicialização do Sistema", "opções avançadas" e depois em "números de processadores", marque o número que corresponde os núcleos do processador. Dizem as más linguas que isso acelera o boot, principalmente no Windows Vista. Eu não notei diferença, mas que tá valendo, tá! No xp seria , aba "BOOT.INI", "Opções Avançadas" e "/NUMPROC=" e coloque o numero de núcleos.
7 - Agora vamos reparar os setores defeituosos nos discos, fazendo um processo chamado CheckDisk. Entre em "Meu Computador", em um dos discos clique com o botão direito do mouse e vá em "Propriedades", depois em "Ferramentas" e por fim em "verificação de erros". Como sempre, o Advanced e Glary tem essa função.
8 - No final, termine com uma desfragmentação nos discos melhorando a velocidade de acesso aos seus arquivos.
9 - Terminado! Agora vamos ao toque final.
10 - Se seu PC for uma máquina meio antiga, é recomendável você fazer esses ajustes. Clique com o botão direito do mouse no ícone de "Meu Computador" e em "Propriedade". Na opção "Configurações Avançadas do Sistema" e em "Configurações" e "Desempenho", marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" ou simplismente vá em personalizar e marque os que lhe agradar ou não (No XP, seria a aba "Avançado"). Você não pode acreditar, mas os efeitos visuais do Windows consome muita RAM e processo. Por exemplo, a simples sombra do mouse e aquelas imagens transparentes no fundo branco das pastas Minhas Músicas, Minhas Imagens e Meus Vídeos faz o PC perder um velocidade considerável em uma máquina antiga.
Bom, se depois disso, seu PC ainda continua pedindo arrego, então use como último recurso a formatação. Até a próxima...